quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Livro e Filme: O menino do pijama listrado

Há muito tempo eu tinha vontade de ler o livro "O menino do pijama listrado". Não sabia do que se tratava a história e nem se era grande ou quem tinha escrito, mas ouvia falar sempre dele e com muitos elogios. Esses dias, na livraria, resolvi arriscar e levei para casa comigo. O menino do pijama listrado foi escrito por John Boyne e lançado aqui no Brasil em 2006. (este post pode conter spoilers!)


Sinopse oficial: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. 
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Bom, depois eu descobri que se tratava de mais um livro sobre a Segunda Guerra Mundial e assumo que gosto muito dessa abordagem, apesar de achar sempre super triste e ficar meio depressiva depois, mas ok. O livro é bem leve, tem uma leitura fluída, fácil de ler, daqueles livros que a gente lê em dois dias. A história é contada pela visão de Bruno, que só pensa em brincar e é totalmente inocente em relação ao que acontece no mundo. Portanto, não espere por linguagem difícil e nem termos políticos. Tudo é contado de maneira muito simples e infantil (mesmo que a história não seja lá muito infantil). Juro que não me arrependi nem um pouquinho de ter trago o livro comigo para casa, vale muito a pena! Mas já aviso que é muito, muito triste. Chorei no final.

Dois anos depois, em 2008, a Miramax lançou o filme baseado no livro. Assisti ao filme hoje, alguns dias depois de terminar o livro. Segue o trailer:


O filme tem como atores o pequeno Asa Butterfield, Vera Farmina, David Thewlis (eterno Prof. Lupin, hehe) e Rupert Friend, entre outros. O filme é tão triste quanto o livro. Eu recomendo ler ao livro primeiro, antes do filme, já que o livro é bem simples e não tem nada explicado. Temos que entender por nós mesmos, então vai perder a graça. Já o filme é mais esclarecido e como uma amiga minha disse, "um complemento do livro". Eles mudaram bastante coisa na história, mas não deixou de ser bom. Eu já estava chorando antes de terminar. 

Na minha visão, o objetivo do livro/filme foi mostrar como pessoas inocentes foram atingidas e de uma forma tão cruel e brutal. Não é à toa que esse assunto choca até hoje e, juro, que toda vez que leio/assisto algo sobre esse assunto, eu fico incrédula com tamanha maldade que foi cometida nessa época. Como disse a menina que roubava livros, "os seres humanos me assombram".

Até mais! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário