quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Na academia!

Quando decidimos começar a academia e finalmente vamos fazer a matrícula, a recepcionista nos dá milhões de opções de atividades e ficamos perdidas, não é mesmo? Nesse momento você faz uma cara de dúvida e se pergunta o que é cada atividade e qual é a finalidade de cada uma, sem saber qual escolher.

Para isso, eu escolhi algumas das mais conhecidas para esclarecer um pouquinho sobre cada uma delas. Vamos lá!

Jump

Jump é definido como aula com características aeróbicas, realizada com pequenos saltos, corrida estacionária e movimentos coreografados sobre uma mini cama elástica
individual. Os exercícios são variados e tem uma exigência motora de fácil compreensão, porém, é solicitada uma grande concentração para a realização dos movimentos e também manutenção da postura, já que todos os exercícios são praticados em uma superfície elástica.   
                                                     
                             

Como resultado comprovado da prática do Jump destaca-se a desobstrução da corrente sanguínea, combate a edemas e auxílio aos gânglios na excreção das toxinas por meio dos órgãos responsáveis: rins, intestinos e glândulas.

Zumba

Zumba tornou-se a última moda na dança e fitness. Há variações em todos os lugares que atendem a pessoas de qualquer idade. A Zumba usa os princípios do treinamento de resistência e intervalo de treinamento físico para a tonificação total do corpo e queimar gordura. É um método de combinação de passos simples, com movimentos de dança com intuito de esculpir o corpo.

                                   


Zumba é inspirado pela dança latina e música e incorpora vários estilos na rotina, como merengue, reggaeton, pop, cumbia, mambo, salsa, flamenco e calipso. É uma atividade muito eficaz, proporciona um bom treino aeróbico com duração média de 1 hora. A perda calórica é de 600 a 1000 calorias por aula.

Pilates

O Pilates é um método de controle muscular. Ele trabalha com exercícios onde não há impacto. Este é um dos motivos pelo qual ele é a reconhecido como sendo benéfico para pessoas que estão em recuperação de determinados tipos de lesões. As aulas apresentam exercícios suaves com poucas repetições de movimento, uso de aparelhos e acessórios exclusivos e a construção de uma postura correta e natural.

                                  

Os benefícios são o aumento de resistência física e mental, alongamento e maior controle corporal, alívio das tensões, estresse e dores crônicas e relaxamento. Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica, mas não é seu principal objetivo. O Pilates deve ser praticado por quem busca uma vida saudável e melhor condicionamento físico.

Ginástica Localizada

A gordura localizada é considerada uma vilã do corpo feminino, afinal, ninguém quem os famosos “pneuzinhos”. Portanto, nada melhor do que exercitar a área do corpo em que a gordura está localizada. Por esse motivo, a ginástica aeróbica ou ginástica localizada é uma das mais solicitadas em academias.

                                

A ginástica localizada é uma forma de exercício que consiste em uma variedade de movimentos simples, muitas vezes rítmicos, geralmente feitos sem o uso de equipamentos. São feitos com número elevado de repetições para grupos musculares distintos. Estes exercícios são destinados a aumentar a força e a flexibilidade corporal com movimentos como flexões e saltos usando apenas do peso do corpo.

Musculação

A musculação é uma atividade física versátil anaeróbica, geralmente com a utilização de pesos nos treinos. Os principais benefícios da musculação são o aumento da massa muscular, redução da gordura corporal, elevar a taxa metabólica e melhorar a circulação.
O treino que visa o condicionamento físico é realizado em séries, que trabalham partes do corpo em separado, como a porção inferior do corpo, a porção superior do corpo, braços e cintura. É uma atividade de alta intensidade e curta duração.


                                            
 
Em geral, as meninas que procuram uma academia para fazer musculação tem em mente um desses objetivos: hipertrofia muscular, definição muscular ou perda de gordura corporal. Para cada um desses objetivos existe um treinamento específico, tanto na musculação quanto na alimentação, por isso é importante que você tenha acompanhamento de um profissional, que pode ser um instrutor da academia ou um personal trainer.

Step

Step é um exercício aeróbico praticado com o uso de uma pequena plataforma chamada “step”. O Step consiste no simples movimento de pôr primeiro um dos pés na parte superior da plataforma e logo em seguida o outro para então recuar o primeiro pé e, de imediato, trazer o outro de volta ao chão. Esse movimento de subir e descer fortalece e tonifica os músculos das coxas e das nádegas, sendo assim particularmente indicado para as mulheres que tenham tendência a acumular gordura localizada nesta zona.

                                

Outros benefícios que podem ser obtidos com a prática do step é o aumento da resistência muscular e o fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos. Há estudos afirmando que essa atividade pode consumir de 300 a 500 calorias localizadas em aulas de 30 a 70 minutos.

Spinning

 
Spinning é um programa de treinamento cardiovascular, sem competição, que respeita individualidade de aptidão física, praticado sobre uma bicicleta estacionária. Conhecido como o "detonador de calorias", o spinning é uma das aulas mais disputadas das academias. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e aumenta a resistência cardiovascular e respiratória.

                                            

O gasto energético varia de 500 a 700 calorias por hora, dependendo da intensidade da aula e do condicionamento físico do praticante. Se você está começando agora, a dica é usar uma bermuda acolchoada, ou levar um banco de gel. O selim da
bicicleta é muito duro e estreito para quem não está acostumado.

Yoga

Mais do que uma prática saudável, a yoga pode modelar a mente e afinar o espírito. Na era do culto ao corpo, suas posturas e exercícios vão muito além da vaidade - estimulam equilíbrio, força, bons hábitos e pensamentos do bem.
Traduzindo do sânscrito para o português, “yoga” significa “união”. É que na Índia, onde tudo começou, o homem é visto como um todo - corpo, mente e espírito - e a yoga ajuda na junção dessas partes. O propósito não é malhar, mas aquietar a mente para despertar a consciência do corpo como uma unidade. 


                                  

Segundo os praticantes, as posições físicas da yoga desviam a atenção dos pensamentos para o corpo, aquietando a mente. Preferencialmente, a yoga deve ser praticada em local arejado e silencioso ou com uma música suave de fundo. Com um colchonete fininho, roupas bem confortáveis e pés descalços.

Muay Thai

Muay Thai significa "arte marcial tailandesa". É uma arte marcial originária da Tailândia - também conhecida como boxe tailandês - e atualmente praticada como esporte em vários países. As técnicas de ataque e defesa ensinadas no Muay Thai são conhecidas como "arte dos oito membros", pois o praticante pode utilizar as mãos, os cotovelos, as pernas e os pés para atacar o adversário.

                                  

Hidroginástica

A hidroginástica é um exercício aeróbico feito em piscinas que tem como objetivo a manutenção profilática da saúde. Os benefícios que a hidroginástica traz são: melhora da postura, melhora da respiração, fortalece a massa muscular, diminui o percentual de gordura, melhora a flexibilidade das articulações, além de proporcionar um gasto calórico de 260 a 400 calorias por hora.

                                  

A prática da hidroginástica pode levar a menor impacto nas articulações, menor esforço nos movimentos e sensação de conforto causada pela água. Atualmente existem muitas variações da hidroginástica, como ritmos, intensidades diferentes e adaptações de outras atividades para a perna.

E aí, qual combina mais com vocês? A minha preferida é o Jump!

Nenhum comentário:

Postar um comentário