segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cuidado com as unhas

As suas unhas são o espelho do seu organismo e elas mostram o que você é e como está. Tão importante quanto estar na moda, com o cabelo bem cuidado, maquiagem perfeita e de bem com a vida, é estar com as unhas bem cuidadas e com boa aparência. Embora fortes, as unhas devem ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidades na lâmina. Unhas saudáveis dependem dos produtos usados, dos cuidados especiais e da alimentação. É importante manter uma alimentação balanceada para que as unhas estejam sempre com um bom aspecto. Vamos ver alguns cuidados que devemos ter com as unhas?

Não retirar as cutículas
No Brasil tem-se o hábito de retirar as cutículas das unhas. Os dermatologistas alertam que essa mania brasileira não é recomendada, já que a cutícula é uma barreira natural da unha contra agentes infecciosos. Quando retirada, fica mais fácil de ter complicações, como uma unha encravada ou carne esponjosa. Além do mais, quando se tira a cutícula, provoca-se uma inflamação na unha, que vai se transformando em fibrose, no espaçamento da pele. Não só a cutícula, mas também a pele ao redor da unha fica mais grossa. O correto é usar produtos para manter a unha hidratada e empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado. Lembrando que a contaminação por hepatite C ocorre pelo contato com o sangue, por isso é sempre importante ter o seu próprio kit de manicure.



É importante hidratar
O ideal é hidratar as cutículas. Tenha o hábito de passar diariamente um hidratante próprio para as unhas (mesmo estando com esmalte), várias vezes ao dia. Existem várias opções de hidratantes que podem ser levadas na bolsa, o que facilita a aplicação em qualquer lugar onde estiver. Quando as cutículas estão hidratadas, elas perdem o ressecamento e ficam com aparência saudável. Isso faz com que não tenha necessidade de retirá-las. Além de cutículas hidratadas, as mãos também merecem atenção especial. O contato direto com produtos de limpeza, pó, poluição e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e, consequentemente as unhas fiquem fracas e quebradiças. O ideal é promover uma esfoliação suave e bem controlada para remover as células mortas e ativar a circulação.






Troque a acetona por removedores de esmalte

A principal causa das unhas quebradiças é o ressecamento. O que mais causas unhas frágeis e unhas brancas é o removedor de esmalte, especialmente a acetona. Portanto, o principal vilão não é o esmalte (mas permanecer um tempo sem esmaltes também não é saudável para as unhas) e sim, o excesso do uso de acetona. Já foi o tempo que era só a acetona que retirava por inteiro o esmalte. Atualmente foram desenvolvidos produtos que prezam a saúde das unhas. Na hora de comprar um removedor de esmalte, prefira aquele que não contém acetona na fórmula. Os removedores não são tão eficientes quanto as acetonas, mas não ressecam as unhas e deixam a pele com aparência hidratada.



 
Usar base antes de esmaltar
As bases protegem as unhas e evitam que o esmalte fique em contato direto com a pele. Se as suas unhas não param de quebrar, use uma base fortalecedora, se não resolver o melhor a fazer é procurar um médico, pois pode ser falta de vitamina e vários outros fatores. Existem bases que ajudam no crescimento, fortalecimento e, também, niveladoras.


 
Alguns dos problemas mais comuns nas unhas:
- Unhas pálidas e sem cor: Anemia, deficiência de ferro.

- Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamam: Falta de vitamina A, proteínas e cálcio.
- Unhas que não crescem: Deficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos.
- Unhas muito finas e quebradiças: Falta de proteína.

Pronto! Agora é só escolher um esmalte bem lindo e manter as unhas sempre bem cuidadas! =)
Até mais! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário