terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Livro e Filme: A menina que roubava livros

Em 2007, o livro “A menina que roubava livros”, de Markus Zusak, foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca. 
“A menina que roubava livros” é contado por uma narradora curiosa, a Morte. Durante a sua passagem pela Alemanha, na Segunda Guerra Mundial, ela encontra a protagonista, Liesel Meminger, que lhe escapa por três vezes, despertando o interesse da Morte pela menina. Com mãe comunista e perserguida pelo nazismo, Liesel e seu irmão são obrigados a viver com um casal que se dispõe a adotá-los por dinheiro. Porém, o garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos.
 Na Rua Himmel, reside o casal de classe trabalhista formado por Hans e Rosa Hubermann. Lá, ela convive com os novos responsáveis e vai à escola, assim como faz amizade com o vizinho Rudy Steiner, que vira seu melhor amigo. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo com a convivência do pai adotivo (um acordeanista amador e amável) que lhe dá aulas de leitura durante a madrugada e torna-se grande amiga de Max Vanderburg, um judeu cuja família esconde no porão. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto.
É fato que esse livro foi sucesso absoluto no mundo todo. Logo que li virou um dos meus preferidos! Aborda temas muito profundos de uma forma bem leve. Sempre recomendo quando me pedem indicações. Por isso, quando soube que seria lançado o filme, fiquei super empolgada. O filme foi lançado na última sexta-feira, 31/01, e eu já fui conferir a adaptação no cinema. Segue o trailer oficial do filme:
 
 
Eu achei a adaptação bem legal, diferente da maioria das adaptações que praticamente mudam a história do livro para o filme (a decepção de todo leitor!). Claro que, em como todas elas, algumas partes foram cortadas para que o filme não ficasse tão longo, já que tem mais de 2 horas de duração. Embora o livro tenha mais profundidade no nazismo e todo o sofrimento dessa época, o filme retrata isso sem cenas fortes e sim, focado nos sentimentos de Liesel, interpretada pela atriz Sophie Nélisse.

Vale muito a pena ver o filme, e mais ainda, ler o livro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário