sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Livro e Filme: Cinquenta Tons de Cinza

Me lembro muito bem quando esse livro foi lançado aqui no Brasil, há uns 3 anos atrás. Foi a maior febre: celebridades postando suas críticas, jornais fazendo resenhas, blogueiras enlouquecidas. Sim, Christian Grey conquistou a mulherada geral e ficou no topo da lista dos mais vendidos por meses. Eu, claro, também li o livro nessa época e virei a maior fã. Para quem não sabe, Cinquenta Tons de Cinza é o primeiro livro da trilogia Cinquenta Tons (os que seguem são Cinquenta Tons mais escuros e Cinquenta Tons de liberdade, respectivamente), escrito pela britânica Erika Leonard James, conhecida pelo pseudônimo E.L. James. (Esse post pode conter spoilers!)


Sinopse oficial: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja, mas em seus próprios termos.
Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle.

Eis um livro para quem tem preguiça de ler! Ele é de leitura extremamente fácil e leve. Li a trilogia em uma semana. Achei a leitura muito diferente do que eu estava acostumada. Claro, né? Um livro que conta uma história erótica é bem diferente. Acho que por isso foi super comentado e é, até hoje. Lembro quando comecei a ler e não sabia ao certo do que se tratava, só queria ler porque sou dessas que lê tudo que está no top 10 (confesso!). Levava cada susto com o que eu lia, haha. Levava o livro para todos os cantos, olha a coragem de andar com o livro embaixo do braço! A personagem principal é muito engraçada e divertida, rende boas risadas e rola uma mega identificação com ela. As cenas de sexo são bem calientes no livro e isso faz com que a gente queira continuar lendo até acabar, mesmo. O sr. Grey (do livro) é um personagem instigante e, sim, tudo o que uma mulher quer. Apesar de todos os seus problemas psicológicos, trata a Anastasia com uma doçura incrível. Quem não quer?


Pois bem, quando terminei o livro, pensei "Meu Deus, esse livro precisa de um filme!". Entrei em todas as fanpages relacionadas com Cinquenta Tons e depois de algumas semanas... SIM, TERÁ FILME! Acompanhei tudo desde o começo, desde trilha sonora a seleção dos atores. Não há dúvidas de que Matt Bomer seria o Christian Grey perfeito, mas ele é gay, como faz? Ia acabar com o fetiche da mulherada. Além do mais, também acho que o papel deveria ser de alguém bem desconhecido das telas de cinema. Christian Grey merece ser conhecido só como CG! Concordam? Assisti ao trailer oficial assim que saiu:


Confesso que não curti o casal. A Anastasia é descrita com uma beleza incomum no livro, mas achei essa atriz bem sem sal. O Christian é bem bonito, mas pelo livro eu imaginava ele mais alto, olhos mais claros, cabelo diferente... Cadê o Grey que eu imaginava?
O filme foi lançado nos cinemas no Valentine's Day e... Feeebre de novo! Com certeza todos os livros devem ter voltado pro top dos mais vendidos. Fui assistir na segunda-feira de carnaval para tirar logo as conclusões. E decepção. Gente, o livro é infinitamente melhor que o filme, ou sei lá, fui abduzida por ele na época (pensando até em ler de novo para ter certeza). Achei puro romance! Sendo que o primeiro livro da trilogia é o mais erótico de todos. E vendo tudo como um espectador, sem estar na mente da personagem, tudo parece muito superficial, muito forçado, muito rápido. Quem, na vida, conhece alguém e em três dias já tem uma relação dessas? Tudo bem que o cara é gato, rico, inteligente, misterioso, se veste bem, definido, nariz perfeito... hahah.


Ok, foi uma mega produção. Fotografia top e trilha sonora melhor ainda. A música que toca quando ele está no Charlie Tango levando a Anastasia para a casa dele, é linda! O clipe é fofo! Chama "Love me like you do", da Ellie Goulding, que canta umas músicas bem legais. E não fiquem triste com o fim, o livro acaba desse mesmo jeitinho, haha. Quem não leu o livro adorou o filme, mas o filme não se compara aos detalhes do livro, tudo super explicadinho pela Ana: sentimentos, impactos, sensações... Enfim. Para quem curte um romance, indico livro e filme. Apesar de tudo, não deixa de ser um romance desses que a gente se envolve. E nunca esqueçam, é tudo ficção. Não tentem fazer isso em casa sem prática ou planejamento, hahaha.


Enquanto não vem o segundo filme, a gente fica por aqui com os livros e desejando um Sr. Grey da vida real para gente (que venha sem as paranóias, por favor!). =)

Até mais! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário