quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sobre encontros e desencontros...

Faz tempo que quero escrever um post sobre isso e hoje, em especial, acordei pensando justamente nisso... Sobre os encontros e desencontros da vida. Paro para pensar e, nossa, tem como explicar o motivo de cada pessoa que passa por nós? Já tentaram entender a lógica de ter conhecido determinada pessoa, principalmente aquelas que passaram tão rápido pela nossa vida e ficaram perdidas no meio do caminho. Existem tantas maneiras de conhecer alguém: amigo do meu amigo; estudou na mesma escola; meu vizinho; trabalha naquela loja que você adora; participou dos jogos do colégio; era garçom na lanchonete que você ia todo dia; adicionou no Facebook...


Tenho amigos que conheci na internet quando ainda existia ICQ, era meio que na sorte "vou jogar um ID e vejo se aparece alguém!". Quase sempre aparecia, nem sempre era alguém legal. Tive a sorte de conhecer pessoas muito bacanas que me acompanham até hoje (depois de uns 13 anos!). Existem pessoas que conheci nas olimpíadas da escola, que apareceram na minha frente do nada ou sentaram do meu lado na arquibancada. Por essas pessoas, tenho um carinho enorme e simpatia gingante! Nunca perdi contato. Teve pessoas que conheci em viagens e nunca mas vi, porém, nunca mais esqueci também. Tenho alguns amigos que conheci na rua. Eles passavam por mim e me falavam "oi", mas eu nem sabia quem eram até pararmos para conversar algum dia. Hoje eles são amigos presentes! Tem aqueles amigos que conheci no bar e na balada... Esses são muitos! Aos montes! Principalmente quando se é solteira. Sei a posição deles na minha vida e o motivo de terem entrado. Mas não deixo de nutrir amizade, porque se vieram, vieram por algum motivo. É no bar que a gente acaba desabafando coisas que a gente nem imaginava dizer. 


Tem aqueles amigos de escola. Poxa, conhecemos tanta gente na escola, não é verdade? Hoje, depois de um tempo já formada, sinto saudades daqueles que não estão mais presentes na minha vida, mas que lembro com alegria, sabe? Me pergunto o por quê deles não estarem mais tão presentes assim. Foi distância? Falta de afinidade? Não sei! Tenho alguns amigos distantes que continuam sendo amigos da mesma forma. Penso o mesmo dos amigos da faculdade, que não faz tanto tempo assim que acabou e mesmo assim restaram tão poucos, mas lembro de todos! E na era do Tinder, quanta gente somos capazes de conhecer "sem conhecer"? Um pequeno mundo cheio de gente diferente, disposta a conhecer o outro. Quantas dessas pessoas ficam por aqui? Ou quantas delas querem realmente ficar?


Tive alguns namorados também... Alguns ainda admiro, outro só ganharam mesmo foi indiferença. Cada um deles teve um jeito, cada um deles ensinou alguma coisa. Alguns acrescentaram tanta coisa que fico feliz por terem passado por mim. Outros ensinaram algumas coisas de maneiras cruéis, mas que foram necessárias para ser quem eu sou hoje. Não que eu seja grata por estes terem feito parte da minha história, mas sinto que eu seria diferente se não tivesse feito o que fizeram. Infelizmente, na maioria das vezes, são as decepções que nos fazem crescer e nos tornar uma pessoa melhor.


Escrevi tudo isso para fazer a gente pensar o por que, afinal, algumas dessas centenas de pessoas resolveram ficar na nossa vida? E por que, afinal, algumas simplesmente só passaram? Alguém lembra ou já leu aquele texto comparando amigos com folhas de árvore (vou deixar aqui no final do post!)? Acho que é exatamente isso. Alguns ficam por várias estações, outros só colocam sorrisos no nosso rosto por um verão... Todos tiveram algum motivo para essa passagem! Mas os importantes mesmo são os que ficam. Amigos de verdade! Aqueles que estão sempre dispostos a te encontrar nem que seja por 10 minutos para trocar um abraço, aqueles que te encontram no boteco barato do lado de casa, aqueles que te ligam de longe para dizer que estão com saudades, aqueles que te chamam para passar frio naquele show bizarro, aqueles que te ligam para fazerem "nada" juntos. Os que fazem você ir comer aquela comida horrível só pela cia, ou fazem você "segurar vela" com o namorado(a), os que você chama para ir na pior balada da cidade só para dançar e, ainda assim, ele vai! Aqueles que são recíprocos, que te apoiam, te encorajam, e que, principalmente, são sinceros em relação à sua amizade e que dão conselhos realmente importantes. Não tem como comparar um verdadeiro amigo. Aquele que, podendo ir embora, escolheu ficar.


"Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo.
Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo-pai e o amigo-mãe que nos mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família, a qual respeitamos e desejamos o bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses são designados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz... Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e, então, é chamado de amigo-namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. 
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos nos esquecer dos amigos distantes, que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam aumentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.

Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso."

Para refletir e valorizar cada ser humano que passa por nós e deixa sua marca! =)

Até mais! Beijos!

Um comentário:

  1. Adorei o texto, ando refletindo muito sobre esse sentimento tão forte que é uma amizade verdadeira!!! Existem muitas formas de amigos, mas a melhor de todas são esses que estão com você em qualquer momento, onde tem reciprocidade, parceria, que estão com você, por você ser você rs! E é isso que devemos valorizar na vida, todos os sorrisos são bem vindos, mas uma boa gargalhada com aquele teu parceiro não tem preço!!! Não deixe de pedir desculpas quando for necessário, se deu mancada reconheça, seu amigo te ama e vai te perdoar, só não deixe ele ir embora da sua vida tá?!

    ResponderExcluir