segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Eu li: Memorial de Maria Moura - Rachel de Queiroz

Finalmente um livro brasileiro por aqui, não? Estava sentindo falta de ler um bom livro, desses bem grossos, com muita história e cultura. E esse não decepcionou. O "Memorial de Maria Moura" foi lançado em 1992 e escrito por Rachel de Queiroz. A escritora nasceu em 1910 em Fortaleza e morreu em 2003, no Rio de Janeiro. Tornou-se conhecida, principalmente, por suas ficções sociais nordestinas e foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Além de escritora, Rachel também era tradutora, romancista, jornalista, cronista prolífica e dramaturga.


O "Memorial de Maria Moura" é uma saga sobre uma mulher que, quando muito jovem, perde o pai e, logo depois, vê a mãe acabar com a vida com uma corda no pescoço. Desde então, vê-se ameaçada em perder tudo o que tem e, por isso, corre com seus capangas atrás de terras que são suas por herança. No caminho, sem ter dinheiro para sustentar nem a ela e nem a seus "cabras", obriga-se a entrar na vida de bandida e fica conhecida na região como uma grande ladra. Maria Moura impõe respeito por onde passa. A história é narrada em 1ª pessoa. Intercalada com a visão de Maria Moura, Beato Romano e Marialva, personagens importantes ao longo do livro.

A leitura é bem complicada. Possui muitas palavras antigas, muitas são conhecidas apenas na região nordestina. Eu, que tenho costume de ler os livros em uma semana, li esse em duas! Mas foi uma leitura gostosa. Relata muitos costumes e, como a maioria dos livros com tema nordestino, também relata como a vida era difícil "por aquelas bandas". Os relatos amorosos, a vida na fazenda, a criação de gado, o trabalho escravo, a moeda da época e, principalmente, como era vista a mulher naquele tempo. E como Maria Moura era respeitada mesmo usando calças, chapéu de homem, solteira e patroa da casa.


A Rede Globo adaptou o livro para a televisão e transmitiu a minissérie em 1994. A personagem de Maria Moura foi interpretada por Glória Pires. A minissérie está disponível no YouTube e em DVD.

Até mais! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário