terça-feira, 24 de junho de 2014

Livro e Filme: A Culpa é das Estrelas

John Green é um dos escritores norte-americanos mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica. Com mais de um milhão de seguidores no twitter, é autor best-seller do The New York Times. Já citei ele aqui, quando li “Quem é você, Alasca?” e dei minha opinião sobre o livro, que tem uma linha parecida com o best-seller do escritor. Em 2012, A Culpa é das Estrelas foi lançado no Brasil, pela Editora Intrínseca. Tornou-se um dos livros mais vendidos desde então e atualmente ainda está no ranking, geralmente no 1º lugar em ficção. (esse post pode conter spoiler)

Sinopse oficial: "Os livros de câncer são estúpidos", diz a garota de 16 anos Hazel que sofre de câncer.
Ela não quer se lamentar e não pode fazer nada com o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer...
Até que ela encontra  Gus - um adolescente inteligente e de boa aparência - que lhe ajuda a enfrentar a sua doença.
Hazel e Gus discutem livros, ouvem música, assistem filmes e se apaixonam ... apesar dos seus problemas.
Gus realiza o grande sonho de Hazel: Juntos eles voam para Amsterdã a fim de conhecer Peter Van Houten, o
autor do livro favorito de Hazel - Um livro juvenil profundo, emocionante e, ao mesmo tempo,
 engraçado sobre a doença o amor e a morte.

Quando o livro foi lançado por aqui, tornou-se febre mesmo. Tinha gente demais lendo, até mesmo pessoas que não tem o costume de ler. Imagino que seja pela fato de ser, realmente, um livro muito leve e relativamente pequeno. De leitura fácil e, ás vezes, até engraçado mesmo tratando de um assunto tão delicado como o câncer. Eu gostei bastante do livro, apesar de ter achado que o assunto sobre a doença foi um pouco superficial, já que faz parte do "desfecho" da história.

No começo desse mês a adaptação no cinema foi lançada e as salas lotaram. Fui conferir esse fim de semana. Vejamos o trailer:


Não posso negar que é um filme emocionante, reflexivo e que vale à pena demais assistir! Apesar de continuar achando que tudo foi muito superficial até mesmo no filme, é uma história muito fofa (e triste!) e foi muito fiel ao livro. Li o livro faz alguns meses, mas não me lembro de me chocar com nada de muito diferente na história, principalmente as cenas mais tristes, que foram bem como eu imaginava mesmo.


Quando chamei o namorado para assistir comigo, já avisei: é filme de mocinha, de chorar, romancinho... É filme adolescente. Adorei a fotografia, a forma leve como tudo foi colocado e, claro, todas as principais citações de John Green que foram aproveitadas no filme também. É filme para gente refletir sobre a vida, para dar valor a nossa saúde, ao tempo que temos, aos nossos sonhos e por que não, para nos inspirar!


Se alguém tiver alguma dica de livro que virou filme e que tenha gostado, pode deixar aqui nos comentários para gente aproveitar! =)

Até mais! Beijos!

Um comentário:

  1. Achei o livro e o filme fofinhos e triste, claro! Quando li ainda não tava essa fama toda...também achei meio "superficial", parece que faltou algo...nao sei...mas realmente é uma história pra fazer a gente pensar sobre a vida e dar valor às pequenas coisas....

    ResponderExcluir