segunda-feira, 24 de março de 2014

Bye, bye, pelinhos!

Já ouvi muitas amigas com dúvida na melhor maneira de se depilar. Cada uma se adapta melhor a determinada forma de depilação, já que cada corpo tem uma sensibilidade diferente e variação na quantidade de pelos. Portanto, aí vão algumas dicas e técnicas para dar "tchauzinho" para os pelos.

Lâmina

É o jeito mais rápido, prático e barato de se depilar, por isso é o método mais popular e acessível. Corta apenas a parte superficial do pelo, sendo uma maneira indolor de retirar os pelos. O ponto negativo desse método é que os pelos voltam a crescer, em média, depois de 3 dias. A pele tende a ficar mais ressecada com esse método, podendo causar alergias e irritações, portanto, use sempre hidratante após a depilação. Algumas pessoas costumam falar que os pelos engrossam se retirados com lâmina, mas a verdade é que eles crescem perpendicular à pele, dando essa impressão.


Aparelho elétrico

Há duas versões de aparelhos para depilar. Um é parecido com um barbeador e retira os pelos superficialmente, com o mesmo resultado de uma lâmina. Os pelos crescem com a mesma velocidade da lâmina, mas a pele não fica irritada. A outra versão possui dispositivos em forma de pinças que retiram os pelos pela raiz. Para depilar com ele, basta encostá-lo à pele, sem pressionar, deslizando-o na direção contrária ao nascimento dos pelos. Este costuma ser mais doloroso (como a cera quente), mas não há necessidade de deixar que os pelos cresçam totalmente e eles voltam a crescer, em média, em 15 dias. A dica para quem depila com a segunda versão é tomar um banho quente antes da depilação, para que os poros se dilatem e facilite sua remoção.

 
Creme depilatório

Os cremes para depilação possuem uma substância que amolece e dissolve a estrutura externa dos pelos, que destrói a queratina que eles possuem. É necessário deixar o tempo certo do produto sob a pele, para que não ocorram queimaduras ou dermatites. Lembrando que deve-se fazer o teste de alergia antes de iniciar qualquer procedimento. Esse método é indolor e fácil de aplicar, por eliminar os pelos superficialmente, os pelos voltam a crescer em poucos dias.

 
Cera quente e cera fria

Esse é o método mais conhecido após a depilação com lâmina. A cera quente é esquentada em um aparelho, em seguida, aplicada na região desejada. Os pontos positivos da cera é que essa forma possui um preço mais acessível se comparado à depilação a laser ou com linha, é menos dolorosa que a cera fria e diminui os pelos gradativamente. Porém, os pelos precisam estar longos para serem retirados e costuma ser um método doloroso. Para que os pelos não encravem, recomenda-se esfoliação toda semana.

A cera fria é mais prática que a cera quente e pode ser utilizada em casa. Espalha-se a cera sobre papel celofane e aplica sob a área desejada até que a folha não seja mais eficiente. Seu preço é acessível e é recomendada para quem possui sensibilidade ao calor e quer uma depilação mais duradoura. Costuma ser mais demorada e dolorosa que a cera quente e deixa a pele bem ressecada.


Depilação com linha

Conhecida também como depilação egípcia ou iraquiana, esse antigo método oriental utiliza uma linha de algodão, seda ou poliéster e retira os pelos um a um pela raiz. É usado, geralmente, em sobrancelhas e buço, mas também pode ser usado nas axilas, virilhas e pernas. Não possui nenhum tipo de contraindicação e deixa a pele lisa durante, em média, um mês. Porém, é um processe demorado e não tão barato quanto a cera.


Laser e fotodepilação

É um engano pensar-se que a depilação a laser seja uma maneira de acabar em definitivo com os pelos. Na verdade, deve-se fazer entre quatro e oito sessões com intervalo de um a dois meses entre cada uma delas, para obter 80% de redução do número de pelos, embora os 20% restantes nasçam mais finos e espaçados. A resposta é melhor nas pessoas ou regiões corporais de pele clara e pelos mais escuros. Apesar de eliminar quase todos os pelos, é o método mais caro e bem doloroso. A aplicação do laser gera uma energia captada pela melanina (pigmento presente no pelo), que destrói a estrutura (folículo piloso) geradora de novos fios. No período de intervalo, o ideal é que se use apenas lâmina ou creme depilatório, para manter as células e os bulbos inteiros para serem "arrancados" durante as sessões.

Já a fotodepilação é feita com Luz Pulsada Intensa (IPL). Esse tratamento age quase da mesma maneira que o laser. A diferença é que o folículo é destruído de forma gradual. A fotodepilação é muito menos dolorida e agride menos a pele do que a depilação a laser, por usar uma luz mais suave. Além disso, um dos tipos de sistema IPL, chamado Quantum, está programado para qualquer tom de pele, incluindo o negro.
 

Ufa! Agora já dá para deixar a pele lisinha e sem pelos! Qual é o método preferido de vocês?

Até mais! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário