Estou em uma fase de
desapego: de pessoas, acontecimentos, passado e, principalmente, objetos e roupas! Acho que quando chega essa
inspiração "desapego", temos que aproveitar para jogar no lixo/vender/dar/doar tudo o que já não nos serve mais. Fazendo isso, o armário fica muito mais organizado, com peças que a gente realmente usa e com espaço para entrar coisas novas (quem não ama?). Então, hoje vou contar o que eu faço para manter guardado só o que importa.
Vamos lá?
1. Não me serve mais!
Não serve mais?
Fora! Isso funciona tanto para quem engordou, como para quem emagreceu. Se não serve mais, não adianta esperar pelo momento em que ela vai servir. Tem gente que guarda a roupa por anos esperando por esse momento. Aquela calça que o zíper não fecha, aquele vestido que ficou largo. Claro que a parte de ficar largo a gente ama, né? Mas existem peças lindas que acabamos perdendo nesse processo de emagrecimento. Nesse caso, se você ama aquela peça, mande em um costureira! Quase sempre, tem jeito. Caso ela esteja apertada, não cabe mais no seu guarda-roupa.
2. Está com defeito!
Isso inclui peças manchadas, com costura errada, peças que encolheram após a lavagem, peças desbotadas. Estão com algum defeito que impendem o uso?
Fora! Isso vale para a costureira também. Se você acha que ainda tem alguma salvação para todos esses defeitos, faça logo. Dá para mudar a cor tingindo, dá para reutilizar de forma diferente (tipo a calça que vira shorts)... Eu tenho um shorts que amo de paixão, mas acabou manchado em uma das lavagens. Como a minha paixão era gigante, costurei um tecido engraçadinho por cima da mancha e pronto! Ainda uso muito ele!
3. Isso está velho!
Está velho?
Fora! Roupas velhas que já estão com o tecido fino e desbotado e camisetas com as golas largas, não nos pertencem mais.
Doe ou lixo! Nem para dar para alguma amiga serve. Doar é uma opção que o outro só aceita se quiser. Serve também para os sapatos. Tem sapato que não tem jeito. Envelheceu? É hora de tirar do seu armário e abrir espaço para peças novas. Sei que a gente pega amor por determinadas peças, mas se ela está parada no seu guarda-roupa por estar velha, é hora de tirá-la de lá!
4. Comprei e nunca usei!
Que atire a primeira pedra quem nunca comprou uma roupa/sapato e nunca usou! Ontem usei uma blusinha que fazia mais de um ano que comprei e nunca tinha usado. Antes de desfazer-se da peça, use-a e tenha certeza de que a compra foi errada. Acabamos descobrindo uma peça super legal naquela que estava parada a anos. Você deu uma chance e realmente não curtiu?
Fora! Não vale deixar a peça lá parada por mais alguns anos. Se ela estiver com etiqueta, vale até vender de novo!
5. Faz anos que não uso!
Se faz anos que você não usa aquela peça que está parada no seu guarda-roupa...
Fora! Tem roupas que um dia ficaram lindas no nosso corpo, mas que agora não caem bem. Sem dó de desapegar dessa peça, pois se ela está parada lá por tanto tempo, provavelmente não será usada nunca mais. Se um dia precisar de uma peça semelhante, melhor comprar outra ou até pegar emprestada!
6. Não combina mais com meu estilo!
Quando a gente muda de estilo, não tem jeito,
tem que desapegar! O meu estilo mudou muito com os anos. Já teve época de usar só roupa preta e época de usar roupa de surf. Hoje não me vejo usando nenhuma das duas. É totalmente normal irmos mudando os gostos conforme vamos amadurecendo. E não, não tenho nenhum dos dois estilos no meu armário. Se não combina mais com seu jeito de ser, não tem porque deixar aquela peça criando mofo. Essa vale vender, dar, doar... Qualquer coisa!
Só não vale usar algo que não te define.
*
Essas são as minhas
seis dicas básicas para quem quer desapegar. Vale também para qualquer outra coisa: bijuterias, sapatos, objetos antigos... Porém a dica principal é:
tem que querer! Tem que olhar para o guarda-roupa preparada para tirar dali tudo o está incomodando e ocupando um espaço que poderia ser melhor aproveitado com energia boa.
Faz bem para a mente, para o ambiente e para gente mesmo! Bora desapegar?
Até mais! Beijos!
Ps: Azamigas que desapegarem de peças legais, lembrem-se de mim! hahah.